SISTEMA DE AVALIAÇÃO, PROMOÇÃO E RECUPERAÇÃO

Na avaliação do aproveitamento, preponderarão os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

A verificação do rendimento escolar compreenderá a avaliação do aproveitamento.
A avaliação do aproveitamento deverá incidir sobre o desempenho do aluno nas diferentes experiências da aprendizagem, levando em consideração os objetivos visados.

Na Educação Infantil e na primeira série do Ensino Fundamental, a avaliação será constante, sendo registrada bimestralmente, em forma de relatórios, conforme orientação da Coordenação Pedagógica.

Na segunda série e seguintes do Ensino Fundamental I e II, a avaliação do aproveitamento será expressa em notas, obtidas em relação ao domínio dos objetivos propostos nas Unidade de Ensino, que seguirão uma escala de zero a dez inteiros, variando a cada décimo.

1º: A obtenção dessa nota obedecerá ao seguinte procedimento:
I – Nota Bimestral: resultante da média ponderada das diferentes avaliações realizadas durante o bimestre;
II – Média Anual: resultante da média aritmética dos  4 bimestres;
III – Média Final: é a média aritmética composta pela Média Anual e pela nota composta no processo de Recuperação Final Intensiva nos componentes curriculares em que o aluno não obteve média anual igual ou superior a seis inteiros.

2º: As médias anual e final serão emitidas entre zero e dez inteiros, variando a cada décimo.

Nos casos de enfermidade comprovada por atestado médico, de luto em família comprovado por atestado de óbito e, de cumprimento de obrigação legal inadiável, será oferecida prova substitutiva, em dias pré-estabelecidos, desde que solicitada em até três dias após a realização da prova a ser substituída.

1°: Se, em qualquer tempo, for verificada fraude no motivo alegado para requerer prova substitutiva, a respectiva prova será anulada, com atribuição de nota zero, sem prejuízo das penalidades disciplinares cabíveis ao aluno.

2°: Aos que faltarem às atividades de avaliação, sem uma das razões indicadas no caput, será atribuída nota zero.

Ao aluno que utilizar meios fraudulentos nos procedimentos de avaliação, ou se provada sua utilização a qualquer tempo, será atribuída nota zero no respectivo procedimento, resguardado o direito à ampla defesa.

Promoção e Retenção:

Será promovido para a série seguinte o aluno que, ao final do ano letivo, obtiver os mínimos em cada componente curricular:

I – Freqüência igual ou superior a 75% das aulas dadas e Média Anual igual ou superior a 6,0 (seis inteiros); e,

II – Freqüência igual ou superior a 75% das aulas dadas e, após estudos de recuperação final intensiva, Média Final igual ou superior a 6,0 (seis inteiros).

Será considerado retido o aluno que :

I – tenha freqüência inferior a 75% das aulas dadas, qualquer que seja sua média anual ou média final;

II - tenha média anual inferior a 6,0 (seis inteiros) em mais de 05 (cinco) componentes curriculares; e,

III – após estudos de Recuperação Final Intensiva obtenha Média Final inferior a 6,0 (seis inteiros).

Recuperação:

As atividades de recuperação, visando à melhoria do aproveitamento escolar, ocorrerão por meio de Recuperação Contínua, Recuperação Paralela e, em até cinco componentes, na Recuperação Final Intensiva.

Será proporcionada a Recuperação Contínua no decorrer do ano letivo em todos os momentos em que o aluno apresentar dificuldades na aprendizagem.

Ao término de cada bimestre do ano letivo, o aluno que não obtiver média bimestral igual ou superior a seis inteiros deverá participar da Recuperação Paralela, que poderá ser organizada por componente curricular ou área de conhecimento, conforme cronograma apresentado bimestralmente pela Coordenação Pedagógica.

A alteração das notas bimestrais pelo processo de Recuperação Paralela se dará pela média aritmética entre a média bimestral e a nota obtida na Recuperação.

Aos alunos que não obtiverem média final igual ou superior a seis inteiros, em até quatro componentes curriculares, será proporcionada a Recuperação Final Intensiva.

Em casos excepcionais, na última série do Ensino Fundamental, o Conselho de Classe poderá encaminhar para Recuperação Final Intensiva os alunos que apresentarem aproveitamento inferior a seis inteiros em mais que quatro componentes curriculares.

Os planos de Recuperação serão elaborados pelo próprio professor, ou pelo professor responsável pela recuperação, sob orientação e supervisão do Coordenador Pedagógico e explicitados no Plano Escolar.

AULA DO MATERNAL

SISTEMA DE AVALIAÇÃO, PROMOÇÃO E RECUPERAÇÃO